BPA - Boas Práticas Agropecuárias
Publicado em: 09 de Setembro de 2022
Data: 09 de Setembro de 2022
As Boas Práticas Agropecuárias (BPAs) são um conjunto de normas e de procedimentos a serem aplicados pelos produtores rurais, que além de tornar os sistemas de produção mais rentáveis e competitivos, também asseguram a oferta de alimentos seguros, originários de um sistema de produção sustentável.
Para que essa técnica seja difundida, entidades como a Embrapa, por exemplo, tem desenvolvido ações de conscientização junto aos produtores e capacitação de agentes multiplicadores em protocolos de controle de qualidade. Basicamente, esses técnicos, especialistas em assistência técnica rural, identificam os pontos que necessitam de melhorias e auxiliam os produtores na correção das não conformidades que foram apontadas, de modo que possa atender os requisitos do chamado Programa de BPA.
Ao aplicar esse programa em sua propriedade, o produtor terá a possibilidade de identificar e controlar os diversos fatores, que podem influenciar a produção, contribuindo para o aumento do desfrute do rebanho e na redução das perdas. Essas medidas resultam em um sistema de produção mais eficaz, que por consequência se torna mais competitivo.
O Manual de Boas Práticas Agropecuárias consiste na implantação de gestão da propriedade rural, gestão dos recursos humanos, gestão ambiental, instalações rurais, manejo pré-abate, bem-estar animal, melhoria da pastagem, identificação animal, controle sanitário, entre outros.
Em Alta Floresta por meio do Projeto Olhos D’ Água da Amazônia foram implantadas 20 Unidades Demonstrativas de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) abrangendo 88 hectares de áreas para 20 famílias e 84 hectares de manejo de pastagem para 54 famílias.