Meliponicultura


Publicado em: 09 de Setembro de 2022


Data: 09 de Setembro de 2022


Uma das ações executadas pelo Projeto Olhos D’ Água da Amazônia é fortalecimento da cadeia produtiva da meliponicultura contemplada na fase II. A ação se dá por meio de criação de abelhas sem ferrão da Amazônia que surge como uma alternativa na recuperação de áreas degradadas. Atualmente o município conta com o Meliponário Municipal que possui capacidade para 300 colmeias. 

 

 

Dentre as ações do fortalecimento da cadeia produtiva esta a multiplicação das colmeias que consiste na retirada parcial do disco da cria, potes de alimentos e cerumes da ‘caixa mãe’. As partes retiradas da colmeia matriz são colocadas em uma nova caixa. A partir dai, será ‘criada’ uma nova colmeia, denominada ‘colônia filha’. Esta nova colmeia receberá alimentação artificial para que possa se desenvolver. Também é realizada a vedação de toda caixa racional, para se evitar o ataque de inimigos naturais.

 

 

A criação de abelhas garante a polinização de espécies florestais em áreas de recuperação, e garantia de geração de renda as famílias com a comercialização do mel, além de possuir um papel importante para a manutenção da biodiversidade, a abelha é um agente polinizador. As colmeias serão distribuídas prioritariamente para proprietários rurais que estão recuperando as áreas de preservação permanente degradadas, rios, represas e nascentes.