A execução bem sucedida do Programa Olhos D’Água da Amazônia desenvolvido pela Prefeitura de Alta Floresta foi um dos destaques do seminário promovido pelo projeto Semeando Sustentabilidade que é realizado desde quarta-feira (07) em Porto Velho (RO). O município foi convidado a apresentar parte dos resultados do programa. O IV Seminário Perspectivas Florestais para Conservação da Amazônia busca proporcionar discussões sobre inovações na área florestal, para agricultura e mostrar ações que estão dando resultados.
“O evento tem como objetivo dar visibilidade a diferentes iniciativas promissoras que estão acontecendo na Amazônia. O Projeto Olhos D'Água da Amazônia foi convidado a compartilhar a experiência de política pública voltada para a gestão de águas no âmbito do programa Guardiões de Água que tem foco no pagamento por serviços ambientais aos agricultores da Bacia Mariana”, explicou o coordenador do PRODAM, José Alesando Rodrigues, que proferiu palestra nesta quinta-feira (08).
“Convidamos não apenas instituições de peso, mas pessoas que estão à frente de processos extremamente interessantes e inovadores para conservação da Amazônia. Será uma rara oportunidade de dialogar sobre inúmeros aspectos com os presentes. Também trabalhamos um método de apresentação que permitirá forte interação entre os participantes”, falou Alexis Bastos, coordenador de projetos do CES Rioterra.
Para o representante de Alta Floresta no seminário, o sentimento é que, “ao mesmo tempo que compartilhamos a nossa experiência, nos enriquecemos com as experiências de outros projetos exitosos. Isso nos inspira a agregar outras ideias para a gestão ambiental de Alta Floresta”, revelou. “Percebi o quanto o PRODAM é inspirador para outros locais, pois agrega desde a parte ambiental até o fortalecimento de cadeias produtivas”, emendou o coordenador.
O IV Seminário Perspectivas Florestais para Conservação da Amazônia, componente do projeto Semeando Sustentabilidade, é patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental e realizado pelo CES Rioterra. O evento também foi transmitido via internet, ampliando o público atendido.