FGV Projetos e prefeito de Alta Floresta reúnem-se com organizações na Alemanha


Publicado em: 31 de Janeiro de 2017

Autor: Prefeitura de Alta Floresta

Fonte: Assessoria


Data: 31 de Janeiro de 2017

Autor: Prefeitura de Alta Floresta

Fonte: Assessoria


Uma delegação do município de Alta Floresta (Mato Grosso) reuniu-se com representantes de organizações públicas e privadas nas cidades de Colônia, Eschweiler, Mohnheim e Nuremberg para tratar do desenvolvimento de projetos nas áreas de desenvolvimento sustentável e tecnologia para o meio ambiente. A visita é fruto de um projeto desenvolvido pela FGV Projetos no município de Alta Floresta para a empresa de energia ENEL Green Power e marca a continuação de atividades iniciadas em setembro de 2016, quando especialistas estiveram com representantes município Rosilda Della Riva durante a feira Morgenstadt Werkstatt.

Ocorrida no âmbito da atuação internacional da FGV Projetos, por meio do escritório de representação em Colônia, a visita estendeu-se por quatro dias e contou com a presença do prefeito de Alta Floresta, Asiel Bezerra, do diretor-executivo do projeto “Olhos d’Água da Amazônia”, José Alesando Rodrigues, do superintendente da indústria e comercio, Sergio Passos, do coordenador de projetos da FGV Projetos, Marco Contardi, além dos especialistas Albert Kock, Melanie Brochhaus e Kathrin Zeller. Alta Floresta localiza-se no norte de Mato Grosso em uma área de transição entre a floresta amazônica e o cerrado, representando área de fronteira entre o agronegócio de alto desempenho (produção de soja e carne) e o ecossistema florestal (a área se destaca pela produção de água). A prefeitura levou para a Alemanha a proposta de desenvolvimento de um projeto integrado de sustainable landscape, que representa uma evolução do projeto “Olhos d’Água da Amazônia”, além dos projetos Mapa Estratégico Multidimensional e Laboratório Urbano sobre gestão de recursos naturais e infraestrutura verde.

Encontros e Resultados  

No dia 15 de janeiro, os especialistas visitaram a cidade de Colônia e sua central de reciclagem de resíduos. No dia seguinte, o prefeito da cidade de Eschweiler, Rudi Bertrand, acolheu a delegação brasileira, apresentou as características da cidade e, a partir disso, quatro temas de interesse comum entre as duas prefeituras foram identificados: água, agricultura, polo educacional e infraestruturas verdes. Como resultado dos encontros, será elaborada uma agenda de trabalho conjunta que deverá ser apresentada à Agência de Cooperação Alemã “Engagement Global” para financiar seminários de intercâmbio de experiências sobre temas de interesse comum das duas prefeituras em 2017 . No dia 17 de janeiro, a delegação foi recebida pelo Fraunhofer Institute IIS, em Nuremberg, para apresentar a tecnologia MYOTI de Internet of Things para monitoramento ambiental. Participaram do encontro integrantes das empresas SEBA Hydrometrie, especializada em sensores de monitoramento, e EULA IT, que possui ampla experiência no campo de desenvolvimento de software de integração de sistemas. No último dia, a delegação brasileira visitou o headquarter da Bayer Crop Science e reuniu-se com o Global Head of Food Chain Relations da Bayer, Ronald Guendel, que demonstrou interesse em visitar Alta Floresta e envolver a subsidiária brasileira da companhia em projetos de sustentabilidade.